Estratégia metodológica para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de graduação em engenharia da computação
Palavras-chave:
Estratégia metodológica, conceitos matemáticos, ciência da computação, subjetividade.Resumo
O treinamento abrangente de cientistas da computação é uma necessidade atual, portanto o estudo do processo ensino-aprendizagem desses profissionais, e especialmente de conceitos matemáticos, é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Isto motivou o objetivo desta pesquisa: elaborar uma estratégia metodológica para o processo de ensinoaprendizagem de conceitos matemáticos no treinamento de engenheiros de computação. Neste artigo, uma estratégia metodológica foi definida a partir das posições da Teoria da Subjetividade, como um aspecto atual da abordagem histórico-cultural, que permitiu aos autores tomar partido sobre sua estrutura e caracterizar suas etapas e ações. Em uma etapa posterior, foi elaborada uma proposta de estratégia metodológica a partir da teoria suposta. A estratégia proposta contribuiu para a transformação da realidade educacional.
Referências
Addine Fernández, F. (1999). Didáctica y optimización del proceso de enseñanza-aprendizaje, La Habana, Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (IPLAC). Material en soporte electrónico.
Almeida Carazo, B., Villegas Jiménez, E., Santana de Armas, H., García La Rosa, J., Rodríguez Ortiz, M., Álvarez Pérez, M., González Noguera, R. y Ballester Pedroso, S. (2018). Didáctica de la Matemática. Tomo I. Empresa Editorial Poligráfica Félix Varela
Bermúdez, R., Pérez, L., y Acosta, R. (1998). Desarrollo ontogenético de la personalidad. Pueblo y Educación.
Bueno Hernández, R., Naveira Carreño, W. y González Hernández, W. (2020) Los conceptos matemáticos y sus definiciones para la formación de los ingenieros informáticos para la sociedad. Universidad y Sociedad, 12(4), 147-155. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1625
Bueno Hernández, R. y González Hernández, W. (2021). Modelo del proceso de enseñanza aprendizaje de los conceptos matemáticos en la formación del informático. Explorador Digital, 5(4), 27-43.
Cabeza García, P. M. (2021). Consideraciones teóricas de la emocionalidad en el proceso enseñanza aprendizaje de las matemáticas. Universidad y Sociedad, 13(3), 201-210.
Curiel Peón, L., Ojalvo Mitrany, V. y Cortizas Enríquez, Y. (2019). La educación socioafectiva en el proceso de enseñanza aprendizaje. Revista Cubana de Educación Superior, 37(3), 1-8.
De Armas Ramírez, N., Lorences González, J. y Perdomo Vázquez, J. M. (2003). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Evento Internacional Pedagogía, 40. https://santander.edu.mx/aula/pluginfile.php/1365/mod_resource/content/1/Aportes%20de%20la%20Investigaci%C3%B3n%20curso85.pdf
Gamboa Araya, R. (2014). Relación entre la dimensión afectiva y el aprendizaje de las matemáticas. Revista electrónica educare, 18(2), 117-139.
Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).
González Rey, F. (2010). Las categorías de sentido, sentido personal y sentido subjetivo en una perspectiva histórico-cultural: un camino hacia una nueva definición de subjetividad. Universitas Psychologica, 9(1), 241-253.
González Rey, F. (2011). Sentidos subjetivos, lenguaje y sujeto: avanzando en una perspectiva postracionalista en psicoterapia. Rivista di psichiatria, (46), 310-314.
Gutiérrez de Rozas, B. y Carpintero Molina, E. (2021). Análisis de la evaluación de programas de educación emocional y motivación en Educación Secundaria. Revista de Investigación Educativa, 39(2), 503-525.
Gutiérrez Delgado, J., Gutiérrez Ríos, C. y Gutiérrez Ríos, J. (2018). Estrategias metodológicas de enseñanza y aprendizaje con un enfoque lúdico. Revista de educación y desarrollo, 45, 37-46.
Intriago Cedeño, M., Rivadeneira Barreiro, M. P. y Zambrano Acosta, J. (2022). El aprendizaje significativo en la educación superior. 593 Digital Publisher CEIT, 7(1), 418-429.
Medina Hidalgo, M. (2018). Estrategias metodológicas para el desarrollo del pensamiento lógico-matemático. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 9(1), 125-132.
Montes de Oca Recio, N. y Machado Ramírez, E. (2011). Estrategias docentes y métodos de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior. Revista Humanidades Médicas, 11(3), 475-488.
Pedersen, M. (2017). Functional analysis in applied mathematics and engineering. Routledge.
Smith, F. T., Dutta, H. y Mordeson, J. N. (Eds.). (2019). Mathematics Applied to Engineering, Modelling, and Social Issues (Vol. 200). Springer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Roberto José Bueno Hernández, Walfrefo González Hernández
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.