Estratégia metodológica para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de graduação em engenharia da computação
Palavras-chave:
Estratégia metodológica, conceitos matemáticos, ciência da computação, subjetividade.Resumo
O treinamento abrangente de cientistas da computação é uma necessidade atual, portanto o estudo do processo ensino-aprendizagem desses profissionais, e especialmente de conceitos matemáticos, é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Isto motivou o objetivo desta pesquisa: elaborar uma estratégia metodológica para o processo de ensinoaprendizagem de conceitos matemáticos no treinamento de engenheiros de computação. Neste artigo, uma estratégia metodológica foi definida a partir das posições da Teoria da Subjetividade, como um aspecto atual da abordagem histórico-cultural, que permitiu aos autores tomar partido sobre sua estrutura e caracterizar suas etapas e ações. Em uma etapa posterior, foi elaborada uma proposta de estratégia metodológica a partir da teoria suposta. A estratégia proposta contribuiu para a transformação da realidade educacional.
Referências
Addine Fernández, F. (1999). Didáctica y optimización del proceso de enseñanza-aprendizaje, La Habana, Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (IPLAC). Material en soporte electrónico.
Almeida Carazo, B., Villegas Jiménez, E., Santana de Armas, H., García La Rosa, J., Rodríguez Ortiz, M., Álvarez Pérez, M., González Noguera, R. y Ballester Pedroso, S. (2018). Didáctica de la Matemática. Tomo I. Empresa Editorial Poligráfica Félix Varela
Bermúdez, R., Pérez, L., y Acosta, R. (1998). Desarrollo ontogenético de la personalidad. Pueblo y Educación.
Bueno Hernández, R., Naveira Carreño, W. y González Hernández, W. (2020) Los conceptos matemáticos y sus definiciones para la formación de los ingenieros informáticos para la sociedad. Universidad y Sociedad, 12(4), 147-155. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1625
Bueno Hernández, R. y González Hernández, W. (2021). Modelo del proceso de enseñanza aprendizaje de los conceptos matemáticos en la formación del informático. Explorador Digital, 5(4), 27-43.
Cabeza García, P. M. (2021). Consideraciones teóricas de la emocionalidad en el proceso enseñanza aprendizaje de las matemáticas. Universidad y Sociedad, 13(3), 201-210.
Curiel Peón, L., Ojalvo Mitrany, V. y Cortizas Enríquez, Y. (2019). La educación socioafectiva en el proceso de enseñanza aprendizaje. Revista Cubana de Educación Superior, 37(3), 1-8.
De Armas Ramírez, N., Lorences González, J. y Perdomo Vázquez, J. M. (2003). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Evento Internacional Pedagogía, 40. https://santander.edu.mx/aula/pluginfile.php/1365/mod_resource/content/1/Aportes%20de%20la%20Investigaci%C3%B3n%20curso85.pdf
Gamboa Araya, R. (2014). Relación entre la dimensión afectiva y el aprendizaje de las matemáticas. Revista electrónica educare, 18(2), 117-139.
Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).
González Rey, F. (2010). Las categorías de sentido, sentido personal y sentido subjetivo en una perspectiva histórico-cultural: un camino hacia una nueva definición de subjetividad. Universitas Psychologica, 9(1), 241-253.
González Rey, F. (2011). Sentidos subjetivos, lenguaje y sujeto: avanzando en una perspectiva postracionalista en psicoterapia. Rivista di psichiatria, (46), 310-314.
Gutiérrez de Rozas, B. y Carpintero Molina, E. (2021). Análisis de la evaluación de programas de educación emocional y motivación en Educación Secundaria. Revista de Investigación Educativa, 39(2), 503-525.
Gutiérrez Delgado, J., Gutiérrez Ríos, C. y Gutiérrez Ríos, J. (2018). Estrategias metodológicas de enseñanza y aprendizaje con un enfoque lúdico. Revista de educación y desarrollo, 45, 37-46.
Intriago Cedeño, M., Rivadeneira Barreiro, M. P. y Zambrano Acosta, J. (2022). El aprendizaje significativo en la educación superior. 593 Digital Publisher CEIT, 7(1), 418-429.
Medina Hidalgo, M. (2018). Estrategias metodológicas para el desarrollo del pensamiento lógico-matemático. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 9(1), 125-132.
Montes de Oca Recio, N. y Machado Ramírez, E. (2011). Estrategias docentes y métodos de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior. Revista Humanidades Médicas, 11(3), 475-488.
Pedersen, M. (2017). Functional analysis in applied mathematics and engineering. Routledge.
Smith, F. T., Dutta, H. y Mordeson, J. N. (Eds.). (2019). Mathematics Applied to Engineering, Modelling, and Social Issues (Vol. 200). Springer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Roberto José Bueno Hernández, Walfrefo González Hernández
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.