Estudo diagnóstico do estado inicial da atenção à diversidade educacional na integração escolafamília no ensino fundamental.
Palavras-chave:
diversidade, atenção, diagnóstico, família, escola primáriaResumo
Dadas as exigências do processo educacional cubano, é necessário buscar a excelência educacional de acordo com os desafios e as demandas do mundo contemporâneo, caracterizado pelo alto desenvolvimento científico e técnico. A educação integral da personalidade inclui a unidade dos diferentes componentes desse processo. É para esse fim, o de educar e formar pessoas confiantes, que todos os educadores são chamados. Com base nisso, considera-se que ainda existem problemas no município de Manzanillo, que se manifestam como: Insuficiências no processo de orientação educacional nas escolas primárias, que limitam os resultados de aprendizagem dos alunos, que se expressam na contradição epistêmica inicial existente na necessidade de elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos no nível da escola primária e as insuficiências existentes no vínculo escola-família, com base nas demandas do modelo educacional nesse nível. Dada a relação existente com esse problema, o objetivo do artigo é caracterizar o estado atual da atenção educacional à diversidade na integração escola-família no ensino fundamental com base nos resultados do diagnóstico, para o qual foram utilizados métodos teóricos e empíricos, tanto para a elaboração dos fundamentos teóricos quanto para o diagnóstico e a caracterização dos alunos. Os resultados obtidos justificam o problema apresentado e permitem a busca de uma solução, propondo alternativas teóricas e práticas que darão continuidade ao processo de pesquisa.
Referências
Acosta y Cruz (2002). Escuela y familia. Pueblo y Educación.
Arés, M. (2000). Mi Familia es así. Pueblo y Educación.
Batista, A. y Consuegra, R. (2016). La atención a las diferencias individuales: necesidad vital en el proceso enseñanza–aprendizaje. (En soporte electrónico).
Bisquera (2005). Manual de orientación y tutoría. CTSSPRAXSp. Barcelona,
Calviño, M. (2000). Como se forma un ciudadano, Temas (35). Nomos S.A. Bogotá Colombia.
Carrillo-Ruiz, A. (2023). Metodología de la Investigación. Pueblo y Educación.
Cobas, C., Gayle, A. y Navarro. J. (2008). Abierto sobre educación inclusiva. Materiales de apoyo para responsables de políticas educativas. El desarrollo de un currículo inclusivo. http://www.unesco.inclusionpedagogica.com
Código de la familia (2021). República de Cuba.
Collazo, B. y Puentes, M. (1992). La orientación en la actividad pedagógica. Pueblo y Educación.
Del Pino, J y Recarey, S. (2007). La orientación educacional y la facilitación del desarrollo desde el rol profesional del maestro, Material Base, CD ROM, Maestría en Ciencias de la Educación, MINED.
Fernández, I. (2011). Atención a la diversidad y equiparación de oportunidades: una nueva mirada en la escuela inclusiva. Disponible en: http://www.odiseo.com.mx/2010/7-14/fernandez-atencion_diversidad.html
García, L. (2001). El modelo de escuela. Pueblo y Educación.
González, A. (2003). Diagnóstico Pedagógico Integral. Pueblo y Educación.
Guillen Estévez, A. L., Ramírez Mesa, C. y Guillen Valdés, A. (2020). La tarea docente integradora en el proceso enseñanza aprendizaje de la Física. Didasc@ lia: Didáctica y educación, 11(2), 106-116.
Martí, J. (1975). Obras Completas. Tomo 8.Imp. Nacional de Cuba.
Martínez, M. (2016). La formación inicial de los maestros: una responsabilidad compartida. Revista de Pedagogía, 68(2), 09-16.
Pacheco, F. (2016). Sobre la atención a las diferencias individuales de los estudiantes. (En soporte electrónico).
Padrón, A. (2011). Encuentros con padres. Pueblo y Educación.
Pérez, I. (2007). Una concepción metodológica en relación al desarrollo de la independencia cognoscitiva desde el trabajo independiente. Universidad Pepito Tey de Las Tunas, Cuba.
Pérez, L. y Barrera L. (2004). La personalidad, su diagnóstico y desarrollo. Pueblo y Educación.
Recarey, S. (1988). Sobre el rol profesional del maestro. Pueblo y Educación
Recinos, V. (2013). El alumno como ser individual y atención a la diversidad. http://prezi.com
Repetto, E. (1994). Orientación Educativa e intervención psicopedagógica, U.N.E.D. /A.E.O.P., Vol.II, Madrid.
Rico, P., Santos, E., Martin, V. y García, M. (2008). El modelo de escuela primaria cubana. Una propuesta desarrolladora de educación, enseñanza y aprendizaje. Pueblo y Educación.
Sacristan, J. (1993). La construcción del discurso acerca de la diversidad y sus prácticas. http://altascapacidadaesesc.org
Torroella, G. (2005). Aprender a vivir y a convivir en familia. Científico-Técnica.
Valdés, D. (2021). Diversidad y construcción del aprendizaje. http://researchgate.net
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Mayelin La O Núñez, Victoria Elvira Torres Moreno, María Luisa Tiá Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.