Metodologia para o tratamento didático da criatividade dos atores no processo de ensinoaprendizagem na Educação Artística

Autores

  • Dainier Ávila Ramírez Universidad de Las Tunas https://orcid.org/0000-0003-3666-8603
  • Manuel Sánchez Rojas Universidad de Las Tunas
  • José Ignacio Reyes González Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

metodologia, criatividade, Educação Artística

Resumo

O conteúdo da Educação Plástica é de natureza criativa, mas nem sempre é aproveitado pelos atores no processo de ensinoaprendizagem da Educação Plástica no segundo ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa é oferecer uma metodologia para promover o desenvolvimento da criatividade entre os atores no processo de ensino-aprendizagem da Educação Artística. Ela consiste em três etapas e suas fases, com procedimentos didáticos que promovem as qualidades criativas dos atores, com base nos papéis que cada um desempenha. Os seguintes métodos foram úteis: observação dos participantes, modelagem, teste pedagógico e estudo dos produtos do processo pedagógico. A metodologia foi validada através das oficinas de opinião crítica e de construção coletiva.

Biografia do Autor

Manuel Sánchez Rojas, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, Especialidad Marxismo Leninismo e Historia. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Departamento de Marxismo-Leninismo e Historia.

José Ignacio Reyes González, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, Especialidad Marxismo Leninismo e Historia. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Departamento de Marxismo-Leninismo e Historia.

Referências

Acaso, M. (2000). Simbolización, expresión y creatividad: tres propuestas sobre la necesidad de desarrollar la expresión plástica infantil. Arte, individuo y sociedad (12), 41.

Amado, L. D. (2020). Estrategias didácticas para la estimulación de la creatividad en los niños de los centros de educación inicial. Investigación y Formación Pedagógica. Revista del CIEGC (11), 23-42.

Angueira, M. (2020). El desarrollo de potencialidades creativas en la formación de educadores preescolares. Mendive. Revista de Educación, 18(3), 457-471.

Cabrera, R. (2017). Educación Plástica y su enseñanza. Pueblo y Educación.

Caeiro-Rodríguez, M. (2018). Aprendizaje Basado en la Creación y Educación Artística: proyectos de aula entre metacognición y la metaemoción. Arte, individuo y sociedad, 30(1), 159-177.

Candel, E. C. (2019). El uso del juego y la metodología cooperativa en la Educación Superior: una alternativa para la enseñanza creativa. Artseduca, (23), 70-97.

Cuevas, S. (2019). La expresión corporal a través de las cualidades del sonido y la creatividad en Educación Secundaria. Journal of Physical Education and Human Movement, 1(1), 70-81.

De Armas, N. y Valle, A. (2011). Resultados científicos en la investigación educativa. Pueblo y Educación.

Diaz Abrahan, V. y Justel, N. (2019). Creatividad. Una revisión descriptiva sobre nuestra capacidad de invención e innovación. CES Psicología, 12(3), 35-49.

Fortea Bagán, M. Á. (2019). Metodologías didácticas para la enseñanza/aprendizaje de competencias. https://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/182369/MDU1.pdf

García, J. M. (2021). Vigotsky y la construcción del conocimiento. Revista Universidad Pedagógica Nacional, 1(1), 1-32.

García, Y. y Despaigne, M. (2016). Metodología para el desarrollo de la orientación profesional pedagógica desde las clases de Física en el preuniversitario. Revista Maestro y Sociedad,13(2), 106-119. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1780

Gardner, H. (2012). Inteligencias múltiples: la teoría en la práctica. Paidós.

Lagar, R. (2013). Concepción didáctica del proceso de enseñanza aprendizaje con integración de las tecnologías de la información y las comunicaciones en la disciplina de radiocomunicaciones. Estrategia para su implementación en la Universidad de Pinar del Rio. [Tesis doctoral], Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saiz Montes de Oca”. http://rc.upr.edu.cu/bitstream/DICT/3711/1/TESIS%20D%20RAIDEL%20LAGAR.pdf

Martín, J. C. (2017). Concepción didáctica para la formación de habilidades experimentales de la física en los estudiantes de Agronomía. [Tesis doctoral], Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saiz Montes de Oca”. http://rc.upr.edu.cu/handle/DICT/3520

Melo, M. L. y Motta G. (2019). Didáctica del arte expresión y creatividad. Unidad 1- Concepciones de la didáctica. Los Libertadores Fundación Universitaria.

Mitjáns, A. (2021). Aprendizaje Creativo. Desafíos para el trabajo educativo. Universidad de Brasilia. Seminario Virtual en Comportamiento y Salud. Guadalajara, México. https://www.youtube.com/watch?v=IrnL2LUBcu4

Perdomo, E. (2007). Metodología Lúdico-Creativa para la Educación Plástica en el segundo ciclo de la Enseñanza Primaria, Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id= 360635565009

Reyes, J. I. (2020). Reflexiones sobre los resultados científicos pedagógicos y didácticos. [Conferencia impartida a doctorandos del Programa de Doctorado Curricular Colaborativo en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Las Tunas].

Ricci, P. (2020). Una revisión general sobre la creatividad. Revista Científica Arbitrada de la Fundación MenteClara, 5(5), 1-12. https://doi.org/10.32351/rca.v5.201

Rodríguez, J. (2020). Expresión Plástica y entornos naturales de Cantabria en el desarrollo de la creatividad del alumno de segundo ciclo de la Educación Primaria. [Trabajo de fin de grado]. Magisterio en Educación Primaria, Universidad de Cantabria. https://repositorio.unican.es/xmlui/handle/10902/19643

Rojas, A. (2013). La evaluación en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia en la Educación Preuniversitaria. [Tesis de doctoral], Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey.

Sáez, P. (2020). La creatividad y la expresión plástica en una Educación Infantil, una propuesta didáctica. [Trabajo de fin de grado], Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/42897

Sánchez, M. (2019). El desarrollo de la creatividad desde una visión cienciológica. Revista Atlante. https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/04/creatividad-cienciologica.html

Vigotsky, L. S. (1987). Imaginación y creación en la edad infantil. Editorial Pueblo y Educación.

Zambrano Yalama, N. I. (2019). El desarrollo de la creatividad en estudiantes universitarios. Conrado, 15(67), 354-359.

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Ávila Ramírez, D., Sánchez Rojas, M. ., & Reyes González, J. I. (2023). Metodologia para o tratamento didático da criatividade dos atores no processo de ensinoaprendizagem na Educação Artística. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(2), 140–166. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1665

Edição

Seção

Artículos

ARK