Preparação metodológicas dos professores de Matemática no trabalho com variáveis
Palavras-chave:
Matemática, trabalho com variável, metodológico, ensino, aprendizagemResumo
Trabalho Metodológico é um método de intervenção e transformação da realidade objectiva, dirigido a propiciar a modificação do ponto de vista, estilos de trabalho e modos de actuação dos professores, com a finalidade de obter maior eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Constitui uma das vias principais na preparação dos professores, a partir das transformações. A presente investigação tem como objectivo, averiguar a situação actual do trabalho metodológico para a preparação de professores da 7a e 8a classes em conteúdos de trabalho com variáveis na Escola do I Ciclo do Ensino Secundário São Kizito em Menongue, Província do Cuando Cubango-Angola. Neste artigo, faremos referência a linha directriz “Trabalho com Variáveis”, que se trabalha em todos os níveis de ensino. Aludimos as manifestações, assim como, o resultado da análise feita aos inquéritos aplicados aos professores de Matemática. Finalmente, apresentamos as conclusões e referências bibliográficas.
Referências
Aguilera Almaguer, O. (2012). El trabajo metodológico como vía efectiva en la preparación de los docentes. http://www.gestiopolis.com/el-trabajo-metodologico-como-via-efectiva-en-la-preparacion-de-los-docentes
Castillo, Y. y Gamboa, M.E. (2020). Tratamiento didáctico interdisciplinario de las funciones matemáticas en la Educación Preuniversitaria. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(3), 299-324.
Chico, J.D., Gamboa, M.E. y Zaldívar, L. (2017). Desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas trigonométricos para os estudantes do II ciclo do ensino secundário 4 de abril-Caála, Huambo, Angola. Didasc@lia: didáctica y educación, 8(5), 259-278.
Gamboa, M.E. (2019). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.
Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(1), 140-165.
Gamboa, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1). https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3038
González, V.E. (2014). Reflexiones sobre el trabajo metodológico y científico. https://www.monografias.com/trabajos72/reflexiones-trabajo-metodologico-cientifico-metodologico/reflexiones-trabajo-metodologico-cientifico-metodologico
Mandres, P. y Gamboa, M.E. (2012). Ejercicios para el desarrollo de la habilidad resolver problemas aritméticos en estudiantes de décimo grado. Didasc@lia: didáctica y educación, 3(5), 139-156.
Sabonete, J. L. (2015). Metodología para elevar o rendimiento escolar. Linha mestra para o desenvolvimento da aprendizagem sigificativa. Editorial acadénica Universitária. ULT-Cuba – Las tunas.
Sabonete, J. L. (2020). Trabalho orirntrdo para a obtenção do grau de licenciatura em ciencias da Educação na Opção de Ensino da Matemática. Escola Superior Pedagógica do Cuando Cubango. Universidade Cuito Cuanavale- Angola.
Sabonete, J. L., Gamboa Graus, M. E. e Mestre Gómez, U. (2016). Propuesta didáctica para el diseño de problemas matemáticos en escuelas angoleñas de segundo ciclo. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 7(5), 155-164.
Silva, J.L., Gamboa, M.E. y Domínguez, A. (2019). Actividades de evaluación sistemática para la enseñanza de la Matemática en la secundaria básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 José Luis Sabonete Calulo, Michel Enrique Gamboa Graus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.